Rejeição: CSOSN incompatível na operação com Não Contribuinte
A mensagem encaminhada diretamente da SEFAZ, ou seja, está havendo uma rejeição do CSOSN informado na nota fiscal. Sendo assim, sugerir que verifiquem com o contador qual o CSOSN correto que deverá ser inserido para que a correção seja feita.
Caso esta nota tenha ficado parada na parte de cima da tela de faturamento, será possível editá-la, o seguinte procedimento poderá ser realizado:
Clicar em ERP > Contratos > Ferramentas > Emitir Nota Fiscal > Venda de materiais. Selecionar a nota parada na parte de cima do faturamento. Clicar em Ferramentas > Editar dados da NF. Aparecerá a mensagem "Somente os seguintes dados podem ser alterados: NCM, CST unidade e dados da transportadora Continuar?", clicar em sim para confirmar.
Nesta tela, apenas os referidos itens poderão ser alterados e para que a mensagem não apareça mais, poderá realizar a alteração do CSOSN no campo de CST.
Além de editar a nota, também é possível realizar o seu cancelamento da seguinte forma:
Clicar em ERP > Contratos > Ferramentas > Emitir Nota Fiscal > Venda de materiais. Selecionar a nota parada na parte de cima do faturamento. Clicar em Ferramentas > Cancela NF > Aparecerá a mensagem “Cancelar emissão desta NFe?”, clicar em sim para confirmar.
Como essas notas que ficam pendentes na parte superior do faturamento são notas que já geraram um número, é necessário emiti-las ou cancelá-las. Ao escolher a segunda opção, o sistema irá cancelar a nota e como não houve uma transmissão à SEFAZ e não gerou um XML, o sistema de irá inutilizar o número gerado.
Sugerir que após este procedimento, confirme no site da SEFAZ se a inutização do número foi realizada. (Link: http://www.nfe.fazenda.gov.br/portal/consulta.aspx?tipoConsulta=inutilizacao&tipoConteudo=YG1QjUXR4PY= Opção: Consultar notas inutilizadas: Serviços>Consultar Inutilização.)
Ou
Orientar que verifiquem se o campo Situação Tributária (CSOSN) está de acordo com a operação que está realizando, caso necessário, entrar em contato com o contador para confirmar o CSOSN que deve utilizar.
Ressaltamos que é possível alterar o CSOSN de uma nota parada na parte superior do faturamento e para isso, basta selecionar a nota, clicar em Ferramentas > Editar dados da NF e informar o novo código a ser utilizado.
Ou
A mensagem encaminhada retorna diretamente da SEFAZ, informando que o código utilizado para a emissão da nota está incorreto.
Sugerir que verifiquem com o contador da empresa qual é o CSOSN compatível com essa nota e informar o código correto através do seguinte procedimento:
Clique em ERP > Contratos > Ferramentas > Emitir Nota Fiscal > Venda de materiais> Selecione a Nota Fiscal > Clique em Ferramentas > Editar dados da NF > Aparecerá uma mensagem dizendo: "Somente os seguintes dados podem ser alterados: 'NCM, CST, Unidade e Dados da transportadora' Continuar?", clique em “Sim” para confirmar.
Dentro da tela de edição, na coluna de CSOSN/CST, altere o código e clique em outro campo para que o sistema reconheça a informação. Após, clique em Confirmar e tente emitir a nota novamente.